6 Dicas para investir melhor seu dinheiro!

Atualizado: Mar 6



Na Pitaia, fazemos nosso dinheiro render para que possamos gerir uma empresa saudável que possa honrar com seus compromissos no futuro. Além disso, gostamos de estudar sobre finanças pessoais para a gerir nosso próprio dinheiro também.


Aqui vão 6 dicas que julgamos valiosas para quem está buscando melhorar sua relação com o dinheiro. Esperamos que possam te ajudar também!


DICA 1: DEFINA O PRAZO DO SEU INVESTIMENTO!


Quando você vai investir existem 3 tipos de prazos de investimento:

1. Curto Prazo: aquele dinheiro que estamos juntando para uma viagem ou para comprar algo legal para nós mesmas

2. Fundo de emergência: nunca se sabe quando será necessário

3. Longo Prazo: como o dinheiro que queremos que fique para a nossa aposentadoria


O dinheiro que você guarda para curto prazo ou para emergências possuem prazo (mesmo que você não saiba quando, uma hora você vai precisar do dinheiro) e, por isso, ele deve ficar aplicado em algo com uma taxa certa de ganho, ou seja, na renda fixa pós fixada.


Já o dinheiro para sua aposentadoria possui um prazo de investimento mais longo e pode ser aplicado em ativos mais arriscados mas que geram um retorno maior que a renda fixa.


DICA 2: POUPANÇA NÃO É INVESTIMENTO!


O “investimento” mais popular do brasileiro é a poupança. No entanto, cuidado! Afirmar que poupança é investimento pode ser um exagero.


Isso porque a inflação, que corrói nosso poder de compra ao longo do tempo, pode acabar superando a taxa que temos de retorno com a poupança. Ou seja, seu poder de compra no dia você decidiu “investir” na poupança era maior do que depois quando você retirou seu dinheiro do banco.


Exemplo:


Em 2019, o biquíni queridinho da Pitaia, o Biquíni Tahiti, custava 218 reais. No mesmo ano, eu invisto também esses mesmos 218 reais na poupança.

Depois de 5 anos, retiro o meu dinheiro da poupança com o objetivo de comprar um Biquíni Tahiti novo, em uma nova cor, e percebo que tive um rendimento de 65,40 reais (30%), representando um total de 283,40 reais. Aparentemente, foi um bom negócio.


No entanto, em 2024, o mesmo Biquíni que custava 218 reais em 2019, vamos supor que agora custe 300 reais. Isso porque a inflação fez com que o preço de tudo aumentasse: o custo dos tecidos, das costureiras, da luz, da água, do transporte... Isso quer dizer que, apesar de meu dinheiro ter aumentado, meu poder de compra diminuiu e já não consigo comprar o mesmo Biquíni que poderia comprar antes.



DICA 3: QUANTO ANTES MELHOR!


Em uma situação hipotética, Maria investe 2000 reais que recebe como seu primeiro salário do estágio quando tinha 20 anos. No entanto, logo perde o interesse e nunca mais investe.


João, por outro lado, que não tinha interesse em investimentos quando era novo, começa a aportar 4000 reais todo ano por 10 anos até completar 60 anos de idade.


Quem você acha que terá mais dinheiro quano chegar aos 60?


Acertou, Maria.


Após 40 anos, Maria obteve o total de 90518 reais, enquanto João obteve um total de 74125 reais ao longo de apenas 10 anos.


P.S: foi considerada uma taxa de 10% ao ano de rendimento.


O tempo é o melhor amigo da investidora!



DICA 4: PAGUE-SE ANTES DE PAGAR AS CONTAS


O segredo da prosperidade reside em nunca deixar de separar uma quantia pré definida do seu salário para os investimentos, o que deve ser feito antes mesmo dos gastos pessoais e pagar as contas.


Muitas vezes temos como gasto essencial coisas de que não precisamos.


Revise seu orçamento e pratique mais o autoconhecimento, que vai ajudar muito a definir essa quantia ideal que pode ser separada mensalmente para investir. Assim, aos poucos, se sentir confortável, aumente essa quantia.


Você verá que não ficará mais pobre por fazer esse exercício. Seu eu do futuro agradecerá!


DICA 5: ARRISQUE UMA PEQUENA PARCELA DOS SEUS INVESTIMENTOS EM RENDA VARIÁVEL


A renda variável varia bastante e muitos enxergam isso como um grande problema. No entanto, com paciência e informação, é possível tornar a renda variável em um aliado importante na sua carteira de investimentos. Leia bastante e procure bastante informação antes de aplicar em renda variável, mas entender um pouquinho sobre ações fará maravilhas para seu bolso.


DICA 6: O SEU GERENTE TRABALHA PARA O BANCO E NÃO PARA VOCÊ!


Antes de investir seu dinheiro, procure se informar se você entende sobre aquele ativo. Aplicar na indicação de alguém ou de um conhecido não é o melhor caminho. Há bastante conteúdo gratuito na internet que são bastantes esclarecedores.


Leia bastante e você verá que o assunto dinheiro e investimento não é algo difícil!

0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram

SEJA A PRIMEIRA A RECEBER NOSSAS NOVIDADES!

PITAIA RIO

contato@pitaiario.com.br

(21) 2575-8699

33.493.320/0001-80

Rua Antônio Basílio, 163

Rio de Janeiro. 20511-190