Qual o verdadeiro custo?

Atualizado: 8 de Dez de 2019





Qual o verdadeiro custo?


Assisti hoje o documentário "the true cost" (o verdadeiro custo) sobre a relação da indústria da moda com seus consumidores e o meio ambiente.


A procura incansável por baixar o preço e estimular o consumo compulsivo faz com que a indústria da moda seja responsável por 10% das emissões globais de CO2, 25% da produção global de pesticidas e sustenta o posto de ser a terceira indústria que mais consome água no mundo.  


O modelo de negócios é simples: produzir mais, com qualidade inferior e prazo de duração curto,  a preços mais baixos para vender mais, gerando mais “descarte” e criando no consumidor a falsa “necessidade” de recomeçar o ciclo.


Estimulados pelas propagandas das fast fashions, os consumidores tendem a procurar por aquilo que (não) precisam ao menor custo. Mas você sabe o verdadeiro custo daquilo que está pagando?


A conta é simples. Considerando que as marcas não vendem seus produtos com prejuízo, isso quer dizer que algum trabalhador foi remunerado pelo valor da peça menos o custo dos materiais e o lucro. Sem contar que seu material provavelmente foi produzido de maneira extremamente barata com um grande impacto no meio ambiente.


A falsa sensação de termos comprado uma peça por um preço baixo não nos faz enxergar que aquilo é descartável e logo teremos que consumir novamente em um período curto de tempo.


Na Pitaia somos adeptas ao "slow fashion" que é um movimento que tenta romper com esse ciclo virtuoso. Temos o objetivo de trazer peças únicas e estilosas reduzindo muito o impacto no meio ambiente e de forma justa e transparente com vocês & toda a cadeia produtiva com que trabalhamos.


Além disso, utilizamos apenas materiais biodegradáveis que tem um impacto muito reduzido no meio ambiente e utiliza água de reuso em sua produção, com uma alta durabilidade.


Por fim, mostramos em nosso site que os custos das peças remuneram adequadamente toda a cadeia produtiva, garantindo um preço justo pra vocês.


E ai, me conta sua escolha de biquíni pra esse verão?



0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram

SEJA A PRIMEIRA A RECEBER NOSSAS NOVIDADES!

PITAIA RIO

contato@pitaiario.com.br

(21) 2575-8699

33.493.320/0001-80

Rua Antônio Basílio, 163

Rio de Janeiro. 20511-190